Por quê ocorre?

O lacrimejamento ocorre por aumento na produção das lágrimas (mecanismo reflexo) ou por algum tipo de obstrução das vias lacrimais.
Quando uma via lacrimal está obstruída, parcialmente ou totalmente, as lágrimas não podem drenar normalmente, causando um olho aguado, irritado ou cronicamente infectado.

Como funciona o sistema lacrimal ?

Grande parte de suas lágrimas vem das glândulas lacrimais, que estão localizadas acima de cada olho. As lágrimas fluem para a superfície do olho para lubrificar e protegê-lo. Após isso, elas escorrem em pequenos buracos (pontos lacrimais) nos cantos das pálpebras superiores e inferiores. As lágrimas então viajam pelos pequenos canais nas pálpebras (canalículos) e depois drenam para saco lacrimal e ducto nasolacrimal, antes de esvaziar no nariz, onde eles evaporam ou são reabsorvidos.

O lacrimejamento ocorre apenas em adultos?

Não. Um bebê pode nascer com um ducto de lágrima bloqueado (obstrução congênita). Estima-se quase 20 por cento dos recém-nascidos têm um ducto de lágrima bloqueado, mas a abertura do mesmo geralmente ocorre espontaneamente até primeiro ano de vida. Em adultos, a obstrução do ducto lacrimal é adquirida, podendo resultar de uma infecção ocular, inchaço, lesão ou um tumor.